The Soda Pop

Conheça O Currículo Criativo Que Garantiu A Uma Jovem Um Emprego No Spotify

Mais Estoque E Menos Emprego Pela Indústria Em Julho h1>Empregos São Paulo - SP

Não percebo porque há uma História de Lisboa e não há uma História do Porto pela wikipédia. Ainda por cima algumas cidades como Aveiro também têm história pela wikipédia. Em razão de não fazer o mesmo á capital do norte? Que tal pores mãos-à-obra? O Banqueiro Dos Pobres Muhammad Yunus Propõe Uma Nova Lógica referência aos italianos é despropositada e desproporcional.


A fundação fenícia de Lisboa é mais mitológica que outra coisa cada! O texto deveria ser corrigido. História de Portugal. Primeiro Volume: Antes de Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1992) diz que não houve colónias ou estabelecimentos fenícios no território português para além do Algarve (nomeadamente Tavira). Se bem se recordam, no post anterior desta série analisámos as informações que nos deixaram os romanos sobre a fundação de Lisboa. Estas permitiam concluir, em primeiro recinto, que Olissipo agora existia aquando da sua chegada (facto esse sem margem pra perguntas). Posto isto, resta-nos acompanhar uma outra conjectura que veio a receber mais potência em tempos novas. No decorrer de toda a costa portuguesa descobriram-se vestígios/artefactos de origem fenícia, oriental ou orientalizante.


  • Qual é o meu nível de inglês: essencial, intermediário ou avançado
  • Quais são os hábitos irritantes dos seus amigos
  • 3 Dieta Personalizada
  • COMENTÁRIO DA SEMANA: Carmen Fransozo ? Como Fazer Uma Entrevista De Emprego - Roteiro -comercial da SOS
  • Direitos da mulher
  • 5 informações consideráveis para o sucesso em vendas
  • Seu website precisa estar de acordo com sua marca
  • 728 visualizações


Por outro lado existem fortes indícios de que os fenícios terão navegado com alguma frequência bem para além do Estreito de Gibraltar, atingindo a costa atlântica de França, supostamente as Ilhas Britâncias e até mesmo a Escandinávia. Aliás poderá mesmo sobressair-se que em matéria de engenharia naval gregos e romanos pouco vieram somar ao renomado e revolucionário legado dos fenícios, só comparável ao que árabes e portugueses conseguiriam séculos mais tarde.


No entanto, mesmo que o referido acima tenha muita lógica, outros dados "baralham" significativamente a pergunta. Se é direito que os fenícios e os seus produtos chegaram a Lisboa, não existem indícios que permitam destacar que Lisboa tivesse sido fundada como cidade, colónia ou até como mero entreposto fenício. Pelo contrário, amplo número de especialistas argumenta que no actual território português não terão existido quaisquer colónias fenícias, porém sim povoados ou cidades fortemente relacionados e/ou influenciados pelas colónias de Gadir e Cartago. A expansão terriorial fenícia (como a Cartaginesa ou púnica) nunca terá tido extenso frase em nosso território.


E mesmo a relevância de Lisboa como ponto fundamental de uma intensa navegação atlântica será capaz de não ir de uma circunstância. Apesar de terem sido marinheiros exímios e criadores revolucionárias embarcações, a valia dos fenícios terá sido mais evidente no respectivo Mediterrâneo. Com isto não se invalidam os relatos que apontam pra uma pioneira e vasta investigação das costas atlânticas (de Europa e África). Poderão e deverão ser verdadeiros.


Contudo poderão não ter passado disso mesmo, viagens de exploração, pontuais e a todo o momento arriscadas. Os fenícios (do mesmo jeito que os romanos, gregos, por diversos séculos depois) nunca terão conseguido compreender suficientemente as águas do Atlântico por forma a afirmar rotas marítimas regulares. Navegavam à vista da costa, o que, em caso de violentas tormentas (como são vulgares), impossibilitava progressos fáceis. Por outro lado existem provas sérias de que o comércio de Gadir com os territórios do Atlântico Norte era feito especialmente por rodovia terrestre, com a intermediação de povos indígenas. Apesar de preterida, também haveria o trajeto marítima, ao que parece, contudo mesmo desse jeito não suporta a conjectura de uma Lisboa fenícia.


Back to posts
This post has no comments - be the first one!

UNDER MAINTENANCE